• Gisela Grandi

Estética gengival

O que você acha que é necessário para ter um sorriso bonito? Dentes brancos e alinhados? Hoje em dia os dentes brancos são a parte mais fácil de se obter.


O desafio hoje está no detalhe, o desafio do dentista para deixar um sorriso perfeito é conhecido como estética vermelha, que é a estética fornecida pela gengiva do paciente. Não adianta dentes brancos se a gengiva que os acompanha não estiver saudável e bem posicionada.


Os problemas mais comuns encontrados na estética gengival são os chamados black space que são buracos negros entre os dentes causados pela falta da papila dentária, que é aquele triângulo de gengiva que se posiciona entre os dentes. Outro problema são as retrações gengivas, em que a gengiva retrai expondo parte da raiz do dente, que é naturalmente mais escura, além de apresentar um aspecto de dente mais alongado, que, no contexto do sorriso, pode apresentar-se maior do que os dentes vizinhos gerando um problema de desalinhamento que compromete a estética.


A gengivite também pode gerar comprometimentos ao sorriso: aquela gengiva inchada e vermelha que sangra por qualquer leve toque também compromete a estética e pode ser o início de um problema mais grave, a chamada doença periodontal, sobre a qual falaremos em outra oportunidade.


É comum alguns pacientes apresentarem o chamado sorriso gengival: quando sorriem mostram demais a suas gengivas e conferindo um aspecto desarmonioso no sorriso. Esse tipo de problema pode ser tratado com recontorno gengival ou com cirurgias mais avançados (o uso da toxina botulínica também pode contribuir para essa condição).


Os tratamentos para recuperar a estética gengival variam desde recontornos ou plásticas gengivas para aumentar o tamanho dos dentes ou para alinhá-los, até enxertos de tecido conjuntivo para aumentar o volume de gengiva sobre o dente, tratando as chamadas retrações. O papel da gengiva é imprescindível nas próteses sobre implantes. É importante levar em conta o aspecto gengival e trabalhar a prótese provisória de forma a devolver as papilas que são perdidas com a perda dos dentes.


Hoje também tem-se a opção de fazer próteses com a gengiva em porcelana, que permite caracterizar a gengiva de forma a torná-la mais natural.


Enfim, hoje não é mais aceita somente a estética branca ou a estética dos dentes. Hoje entendemos o sorriso como um todo, levando em conta posição dos lábios, da língua, bochechas e das gengivas, que são as estruturas que compõem o sorriso juntamente com os dentes.


50 visualizações
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2020 CREDENF - Centro de Reabilitação Dentofacial