• Gisela Grandi

O papel da fotografia na Odontologia


Quando alguns pacientes entram em meu consultório e se deparam com um estúdio e uma câmera fotográfica semi profissional, me perguntam o que uma dentista faz com aquele aparato. Explico aqui:

A imagem é uma ferramenta essencial na avaliação da estética facial e dentária do paciente, através de uma boa fotografia podemos avaliar quesitos importantes a definir no planejamento de uma reabilitação. Tanto imagens faciais (paciente de boca fechada e paciente sorrindo) quanto imagens intra bucais, são importantes para essa avaliação. Cada profissional tem seu protocolo de fotografias que julga útil. Nós, da CREDENF, procuramos imagens do sorriso forçado, dos lábios em repouso e da boca fechada, além de imagens intra-bucais. Adiciona-se hoje, vídeos do paciente falando. Esses vídeos nos mostram a exposição dos dentes durante a fala, o que é essencial para determinação de tamanho e inclinação dos dentes.

Hoje, a imagem faz parte da Odontologia e é com ela que planejamos nossos casos e devolvemos os mais belos sorrisos aos nossos pacientes.

Dra. Gisela Grandi

6 visualizações1 comentário
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2020 CREDENF - Centro de Reabilitação Dentofacial