Estomatologia (tratamento e prevenção das doenças da boca)

Serviços Especializados

Stoma (boca) + logos (estudo, conhecimento)


A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992.

A evolução dos conhecimentos da patologia(doença) associada aos avanços da clínica fez da estomatologia uma especialidade que se imbrica com todas as outras especialidades odontológicas e também com algumas áreas da medicina e que entende que saúde não é apenas da boca.

O dentista, especialista em estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca (e todo aparelho estomatognático). O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, ossos maxilares e hióide, mucosa oral, língua, músculos da mastigação, deglutição, expressão facial, as articulações dento-alveolar (periodonto) e temporomandibular (ATM) e seus ligamentos, os sistemas vasculares e nervoso, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faringeas e demais estruturas da orofaringe, envolvidos nos atos funcionais como: fala, mastigação e deglutição dos alimentos, e nos atos para-funcionais como: apertamento dentário e bruxismo. Esse aparelho tem como funções mastigação, deglutição, fonação, expressão e estética facial e postura da mandíbula, da língua e do osso hióide.

Atuam associadamente ao estomatologista, cirurgiões buco-maxilo-faciais, radiologistas, patologistas bucais, médicos dermatologistas, cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas, clínicos gerais e biólogos.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2020 CREDENF - Centro de Reabilitação Dentofacial