Implantes Dentários

Serviços Especializados

O que são implantes dentários?
Os implantes dentários são substitutos artificiais das raízes dos dentes naturais perdidos. São pequenas ancoragens com a forma de parafusos de titânio colocadas dentro do osso.


Sendo substitutos de raízes de dentes naturais que foram perdidos, os implantes passam a funcionar como suportes fixos para dentes artificiais, tanto para substituir um dente individualmente, quanto para suportar as pontes fixas ou dentaduras, no caso de perda total dos dentes. Por outro lado, como nem todas as regiões da maxila e da mandíbula podem receber implantes, devido à consistência óssea ou a aspectos anatômicos próprios de cada região, nos casos de pacientes com várias perdas ou mesmo com perda total dos dentes, são usados implantes em pontos adequados, os quais permitirão a fixação de uma ponte ou dentadura de forma fixa, estável e confortável.

Qualquer pessoa que tenha perdido seus dentes pode resolver seu problema com implantes?

Nem sempre. O candidato ideal deve gozar de boa saúde geral e bucal, possuir osso adequado no maxilar e na mandíbula para suportar os implantes. Igualmente importante é que esteja consciente da necessidade de manter constantemente boa higiene dental e manter com seu dentista, uma obrigatoriedade de visitas periódicas.

 

O planejamento para colocação de implantes envolve uma revisão da história médica e dental do paciente, um exame clínico completo dos tecidos bucais, da conformação anatômica e da consistência do osso de suporte dos maxilares, através de diferentes técnicas radiográficas. Deve ser estudada também a forma como os dentes deverão articular-se através de modelos de gesso. Após um estudo completo o dentista estará apto a discutir com o candidato os benefícios e os riscos, além da possibilidade de tratamentos alternativos e/ou complementares que possam criar condições para a instalação dos implantes.

Quais são as vantagens dos implantes dentários?
Os implantes dentários podem suportar a colocação de dentes artificiais da mesma maneira que as raízes de dentes naturais. Não é necessário desgastar os dentes vizinhos. Oferecem uma alternativa para dentaduras que deslocam, causam dor ou desconforto, permitindo melhor mastigação dos alimentos e maior confiança no falar e no sorrir. Nos casos realmente indicados, a porcentagem de sucesso é superior a 90%.

Quais são as desvantagens dos implantes dentário?
Os implantes dentários requerem um investimento econômico-financeiro maior do que uma ponte fixa, removível ou uma dentadura convencional. Os implantes dentários podem requerer um período de tratamento aproximado de 6 a 12 meses até que seja completado. Como qualquer procedimento cirúrgico, os implantes dentários envolvem um risco de infecção.

Quais são os procedimentos cirúrgico-protéticos para tratamento com implante ósseo integrado?
A maioria dos pacientes pode submeter-se à cirurgia de instalação de implantes e reabertura sob anestesia local no próprio consultório dentário, desde que haja condições e medidas de assepsia e esterilização adequadas. Alguns pacientes, todavia, podem necessitar de assistência em nível hospitalar, com anestesia geral e cuidados médicos adicionais prontamente atendidos. Esses casos são raros e são indicados para quem não tem boa condição sistêmica, como por exemplo portadores de cardiopatias, diabetes não controladas, etc.

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2020 CREDENF - Centro de Reabilitação Dentofacial