Odontopediatria

Serviços Especializados

Odontopediatria é uma especialização da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças. 
Tem como objetivo preservar a dentição decídua, pois ela é importante para o desenvolvimento da face, uma vez que o alvéolo existe em função do dente e uma vez perdido o dente o espaço se fecha dificutando o nascimento dos dentes permanetes, pois reduz o tamanho do arco dentário, bem como pode provocar a extrusão do dente antagonista quando o osso não acompanha procurando apoio, o que pode reduzir a dimeção vertical do individuo fazendo com que sua arcada fique disforme, podendo ainda causar disfunção na articulação têmporo mandibular. A conservação dos dentes decíduos tambem é importante para o desenvolvimento da fala e traz equilibrio emocional das crianças ao se relacionarem com as demais. Os dentes decíduos são importantes tambem na mastigação de alimentos nos primeiros anos de vida da criança.

Quando levar a criança ao Odontopediatra pela primeira vez? 
Para receber orientações sobre higiene oral, dieta e esclarecimento de dúvidas, pode-se ir ao Odontopediatra bem antes que os dentes comecem a nascer. Para aplicações de flúor e selante, depois que a criança for maiorzinha e já consiga controlar melhor o reflexo da deglutição (para não engolir o flúor que é potencialmente tóxico). Isso não ocorre antes dos seis/sete anos. Depois, uma visita 2 vezes ao ano é o ideal.

Como a cárie dentária acomete os dentes? 
A partir do momento que os dentes irrompem na boca do bebê, e ao longo da vida, na superfície do esmalte adere-se uma película chamada de placa bacteriana. Fazem parte desta película, bactérias que fermentam certos açúcares da dieta da pessoa e daí surge o ácido lático que atua como um agente desmineralizador do esmalte, isto é, propicia a perda de cálcio para a saliva deixando certas áreas dos dentes (pontos de contato e superfícies com sulcos e fissuras) mais vulneráveis à cárie. A qualidade da escovação é muito mais importante do que a quantidade de escovações realizadas por dia.

 

O uso do fio dental é fundamental para remover a placa que fica aderida entre os dentes onde a escova não tem acesso.De forma geral, as pessoas que mais consomem alimentos açucarados, principalmente entre as refeições, e que negligenciam com a sua higiene bucal são as que mais são acometidas por cárie, em qualquer época da sua vida.O processo da cárie tem uma tríade que é clássica na etiologia da doença: dente + dieta cariogênica + bactérias cariogênicas. 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

© 2020 CREDENF - Centro de Reabilitação Dentofacial